A AITF

Missão

Oferecer orientação, aconselhamento e proteção aos técnicos de futebol ibero-americanos, especialmente em relação à sua atividade fora dos seus países de origem.

Visão

Conseguir um posicionamento adequado dos técnicos de futebol ibero-americanos, organizados em torno de uma associação que os defenda, represente e promova.

Valores

Honestidade, transparência, qualidade e responsabilidade social.

SOBRE A AITF

A AITF foi criada para o grupo de técnicos de futebol ibero-americanos (treinadores, treinadores adjuntos, preparadores físicos e treinadores de guarda-redes) que desenvolvem, desenvolveram ou aspiram a desenvolver a sua atividade fora dos seus países de origem.

A AITF, cujas línguas oficiais são o espanhol e o português, tem como objetivo proporcionar um espaço de colaboração, apoio e representação dos interesses dos técnicos de futebol da região ibero-americana.

Esta iniciativa surge da necessidade existente de oferecer orientação, aconselhamento e proteção a estes profissionais, especialmente em relação à sua atividade fora dos seus países de origem, tanto na fase prévia de preparação, como durante o desenvolvimento da sua atividade como técnicos de futebol no estrangeiro e na fase imediatamente posterior ao fim da relação de trabalho com um clube ou federação.

Os principais objetivos da AITF consistem em tornar-se um foro de informação e conhecimento, de orientação e de aconselhamento em matéria desportiva e profissional. A AITF oferece igualmente aos seus membros um serviço de aconselhamento jurídico e fiscal especializado no domínio do desporto. No seio da AITF, consideramos que estes serviços são indispensáveis tanto para os técnicos que já trabalham no estrangeiro como para os que se preparam para dar esse passo, bem como para os que já terminaram um período no estrangeiro.

Da mesma forma, a AITF compromete-se a representar e a defender os interesses dos técnicos de futebol ibero-americanos perante as diferentes entidades e organizações nacionais e internacionais, públicas ou privadas, cujo âmbito de competência ou influência possa ter impacto na regulação ou no desenvolvimento da atividade de técnico de futebol. A associação também trabalhará no desenvolvimento de sessões de formação e orientação profissional para facilitar a inserção no mercado de trabalho internacional, através de conferências técnicas, da organização de atividades de intercâmbio cultural e da conceção de planos de promoção e aperfeiçoamento profissional.

Além disso, a AITF promove o desenvolvimento do futebol, procurando a harmonia, o respeito e a tolerância entre todos os intervenientes no desporto, a nível profissional e não profissional.

A AITF foi oficialmente constituída em 11 de junho de 2024, com a assinatura da ata de fundação e dos estatutos pelos seus promotores. A Direção é composta por Miguel Ángel Pozanco como Presidente e Tesoureiro; Marcos Marín como Vice-Presidente; Jesús Botello e Santiago Redondo como Vogais; e Vicente Boquera como Secretário Geral.

A associação encontra-se atualmente em processo de inscrição no Registo Nacional de Associações da Espanha para obter a correspondente proteção jurídica perante terceiros e garantir a transparência e publicidade das suas atividades.

Esperamos poder contar com o apoio de todos aqueles que partilham os valores e os objetivos da AITF, a fim de contribuir para melhorar as condições em que os técnicos de futebol ibero-americanos desenvolvem a sua atividade profissional fora dos seus países.

DIREÇÃO

  • Miguel Ángel Pozanco Pozanco
    Presidente

  • Marcos Marín González
    Vice-Presidente

  • Jesús Manuel Botello Hermosa
    Vogal da Direção

  • Santiago Redondo López
    Vogal da Direção

  • Vicente Boquera Tarín
    Secretário-Geral