Os técnicos de futebol ibero-americanos no último mercado: chegadas
9 de Setembro de 2024
Perfil de país: Portugal
14 de Outubro de 2024

Juan Carlos Arévalo, treinador de guarda-redes da RFEF, novo sócio da AITF

A Associação Ibero-americana de Técnicos de Futebol (AITF) tem o orgulho de anunciar a incorporação de Juan Carlos Arévalo, um dos treinadores de guarda-redes mais reconhecidos no futebol ibero-americano. Com uma carreira de grande prestígio e um compromisso irrepreensível com a formação de guarda-redes, Arévalo junta-se oficialmente à nossa organização.

 

Fonte: RFEF (Facebook: Juan Carlos Arévalo)

 

Juan Carlos Arévalo, treinador espanhol, dedicou a sua carreira à formação de guarda-redes em clubes e seleções de primeira linha. Durante a sua destacada trajetória no Getafe CF, contribuiu para a subida do clube à primeira divisão e alcançou duas finais da Copa del Rey, além de uma histórica qualificação para competições da UEFA.

No plano internacional, Arévalo foi treinador de guarda-redes do FC Porto entre 2013 e 2016, fazendo parte da equipa técnica de Julen Lopetegui durante a participação nas várias edições da Liga Portugal e da UEFA Champions League. Além disso, deixou a sua marca no futebol asiático, após duas temporadas na Super Liga Chinesa com o Chonquinq.

No contexto das seleções, foi campeão da Europa com a seleção espanhola sub-19 em 2012, no torneio realizado em Tallin, Estónia. Atualmente, desde 2019, é o treinador de guarda-redes das categorias de formação da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), com numerosas participações em torneios internacionais de seleções.

Por ocasião da sua incorporação, conversámos com Juan Carlos Arévalo para conhecer a sua perspetiva sobre os desafios dos técnicos ibero-americanos e a sua visão da AITF. Sobre os desafios que enfrentou como técnico no estrangeiro e como acredita que a AITF poderia contribuir para superá-los, ele destaca:

“Um dos maiores desafios tem sido a falta de apoio por parte das nossas federações. Sentimo-nos um pouco sozinhos quando trabalhamos no estrangeiro. Acredito que a AITF pode desempenhar um papel crucial, oferecendo aconselhamento e proteção aos seus técnicos, garantindo que tenham o apoio necessário nos seus destinos internacionais.””

Aconselha os técnicos de futebol a dar o salto para o estrangeiro e enfrentar o desafio:

“Eu diria que vão com confiança e não tenham medo de enfrentar novos desafios. A experiência internacional pode ser muito enriquecedora, tanto a nível profissional como pessoal.”

Por fim, deixa uma mensagem aos técnicos de futebol que estejam a considerar associar-se à AITF:

“Encorajo-os a juntar-se à AITF. É uma rede de profissionais que podem oferecer ajuda a qualquer momento e em qualquer destino.”

Com a sua incorporação, Juan Carlos Arévalo não só acrescenta uma trajetória de destaque, como também reforça o compromisso da AITF de continuar a oferecer apoio e orientação aos seus associados, especialmente àqueles que desenvolvem as suas carreiras fora dos seus países de origem.

Estamos convencidos de que a sua experiência e dedicação serão de grande valor para a nossa comunidade. Bem-vindo, Juan Carlos!