Top 6-10 destinos para técnicos de futebol ibero-americanos no estrangeiro
4 de Setembro de 2024
Os técnicos de futebol ibero-americanos no último mercado: chegadas
9 de Setembro de 2024

Julián Calero, treinador do Levante UD, torna-se sócio da AITF

A Associação Ibero-Americana de Técnicos de Futebol (AITF) tem o prazer de anunciar que Julián Calero, atual treinador principal do Levante UD, tornou-se oficialmente sócio da nossa organização.

 

Fonte: LaLiga

 

Julián Calero, treinador espanhol reconhecido pela sua destacada trajetória no mundo do futebol, desempenhou papéis significativos em clubes de renome como o FC Cartagena (treinador principal), Burgos CF (treinador principal) e FC Porto (treinador adjunto), entre outros. A sua experiência também inclui tempo na Seleção Espanhola absoluta (treinador adjunto), Al Jazira Club (treinador adjunto) e FC Volga Nizhny Novgorod (treinador adjunto); destacando o seu perfil internacional. Atualmente, é o treinador principal do Levante UD na segunda divisão espanhola (LaLiga Hypermotion).

Neste sentido, aproveitámos para entrar em contacto com ele e perguntar-lhe a sua opinião e sensações relativamente à AITF e a como pode contribuir para um melhor posicionamento do técnico de futebol ibero-americano no panorama futebolístico internacional.

Sei a importância que tem para um treinador contar com apoio e aconselhamento, especialmente antes de se deslocar para o estrangeiro em relação às condições contratuais, à legislação vigente, ao tipo de contrato. No entanto, é necessário um aconselhamento integral, que abranja questões como habitação, transporte, fiscalidade… para garantir segurança e focar-se no aspeto desportivo.”

Neste sentido, a AITF pode ser uma ferramenta chave, fornecendo aos técnicos um suporte integral e especializado nestes aspectos fundamentais.

“O técnico espanhol ganhou muita credibilidade fora do seu país após os sucessos alcançados pela Seleção Espanhola entre 2008 e 2012; o que não só implicou uma maior consideração pelo nosso trabalho, mas também nos incentivou a sair para fora, tanto para clubes de elite como para camadas jovens e equipas de base. Por isso, penso que é fundamental que os técnicos de futebol que desejam sair para o estrangeiro contem com ferramentas de apoio para facilitar estes processos.”

O acompanhamento da equipa profissional da AITF, especializada em direito desportivo, fiscal e internacional; bem como na vertente propriamente futebolística, permitirá aos seus sócios alcançar a segurança de estar a dar os passos corretos no seu processo de internacionalização.

Trabalhar no estrangeiro implica muitos desafios, como o idioma, mas especialmente é necessário adaptar-se às questões de legislação, de contratos; conhecer a cidade (onde ir e onde é melhor não ir), a gestão de assuntos bancários, etc.”

A incorporação do Calero ao corpo de sócios da AITF representa um valioso contributo para a nossa comunidade, fortalecendo o nosso compromisso com o desenvolvimento e a excelência no futebol ibero-americano. A sua vasta experiência e conhecimentos enriquecerão as nossas atividades e programas, e estamos entusiasmados por colaborar com ele nesta nova etapa.

Desejamos dar as boas-vindas a Julián Calero à AITF e esperamos que a sua participação contribua significativamente para os nossos objetivos comuns.